Você está realmente preparado em saber confrontar com uma nova identidade profissional ou é só um desejo? Conheça as 6 dicas para a sua transição de carreira.

Eu espero que ao final desta leitura seu pensamento não seja mais o mesmo.

“Pouquíssimas pessoas hoje são capazes de mudar de carreira sem passar por um período turbulento de incertezas sobre a direção a seguir.” – Roman Krznaric

Hoje queremos do fundo do coração que as pessoas amem seus trabalhos.

Mas… Será que elas se envolvem de verdade na decisão com…

  • A reflexão sobre os possíveis benefícios e riscos?
  • A avaliação de valores e crenças e, principalmente, de expectativas sobre o futuro?
  • As responsabilidades individuais/familiares, as obrigações financeiras incluindo reserva de economias?

Foi pensando nesse desafio que eu quero compartilhar com você 6 dicas que irão fazer você refletir melhor.

Após aplicar essas dicas você terá um melhor entendimento de preparo, não somente de um desejo.

Vamos lá…

Dica #1: Nitidez de Mudança

Considere com atenção o seu autoconhecimento, do que tem causado a falta de motivação e a insatisfação profissional que pode ser da carreira, do emprego ou da profissão. Muitas vezes pode ter ocorrido um desgaste no seu atual emprego em função da falta de desafios, de liderança, de salário, de valores organizacionais, etc. Bem como pode ter havido, insatisfação total dos rumos que a sua carreira tomou e você sinta necessidade de fazer uma mudança radical por novas atividades profissionais. Logo, reflita se é necessário ou não mudar…

Dica #2: Escolha Sensata

A decisão sobre a nova direção de sua carreira deve ser “ajustada” no que verdadeiramente é importante para você e para o seu sucesso. Identifique seus referenciais valores e talentos e considere seus pontos fortes e pontos de melhoria. Afinal, você precisa ter uma boa qualidade de vida! Portanto, faça um mapeamento de oportunidades em áreas de atuação e busque por informações.

Dica #3: Gestão das Finanças

Tente minimizar, ao máximo, em não pensar muito em ficar um tempo sem ganhos. Faça um planejamento financeiro focado que inclua uma reserva de suas economias e uma meta por números a ser atingida fixada em um determinado período de tempo.

Dica #4: Confiança em Si

A necessidade de se sentir confiante é meio caminho andado. Porém, sabemos que atualmente não há nada fixo no trabalho. Por conseguinte, esteja preparado para as exigências do mundo do trabalho e principalmente para os novos desafios.

Dica #5: Perspectiva Eficaz

O importante é por os pés no chão e certeza na alma de que tudo é possível fazer e alcançar! Assim sendo, defina uma estratégia mensurável e realize um projeto completo contendo ações necessárias, indicadores de monitoramento, eliminação de obstáculos e estabelecimento de contingências.

Dica #6: Ajuda Especializada

Buscar alguém que nos ajude a enxergar melhor a caminho de transição de carreira é um impulso a mais que temos para o momento pontual! E é através da busca por um profissional de coaching, capacitado e de formação, que entende melhor o que está se passando no presente e no futuro da pessoa e assim traçar metas e plano de ação transparente e focado. O fato é que buscar sozinho uma transição de carreira pode ser ainda mais demorado e principalmente mais confuso gerando indecisão na pessoa e nos seus a sua volta.

Ter atenção a essas seis dicas contribui em proporcionar uma transição de carreira mais efetiva. Trace o caminho e suba degrau por degrau, se sentir falta de fôlego persista e quando chegar no topo verá que tudo valeu a pena!

 

“Ou vive de coragem ou vive de medos!”

#vemcomigo #vemprocoaching #borapronorte

Adriana Telk – Master Coach

Clique aqui e conheça os meus serviços.

Siga-me no: LinkedIn Facebook Instagram Twitter Pinterest 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito

xô medo!

Te ensino como gerir seu medo, eliminando angústias, incertezas e ainda potencializar sua vida pessoal e profissional.